O Governo de Mato Grosso anunciou a prorrogação da proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas no Pantanal até 31 de dezembro. A decisão, estabelecida pelo Decreto nº 602/2023, visa reduzir os efeitos prejudiciais dos incêndios florestais no bioma, levando em consideração recomendações técnicas e pareceres de comitês especializados do estado.

Alex Marega, secretário adjunto Executivo da Sema-MT, destacou a importância de manter a proibição das queimadas no Pantanal, especialmente devido à ausência consolidada das chuvas, ressaltando a necessidade de precaução.

Embora o incêndio que afetou o Pantanal mato-grossense desde outubro esteja considerado controlado desde 20 de novembro, os agentes continuam no local, trabalhando preventivamente para garantir a extinção completa das chamas. A Sala de Situação Central, no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) em Cuiabá, monitora o bioma por meio de imagens de satélite de alta tecnologia, orientando as equipes em campo.

Para o restante do estado, excluindo o bioma Pantanal, o período de proibição de queimadas encerrou no final de novembro, conforme informado pelo Corpo de Bombeiros.