Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), no ano passado as vendas internas de máquinas agrícolas somaram R$ 91 bilhões, aumento de 2% na comparação com 2021.

De acordo com o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, Pedro Estevão, o percentual é baixo, pois a base de vendas em 2020 e 2021 era grande: 17% e 48%, respectivamente.

Considerando uma série de incertezas para 2023, o dirigente acha difícil que se repita o desempenho de 2022. Isso porque os recursos do Plano Safra 2022/23, disponibilizados em julho, acabaram em outubro.

O cenário já é preocupante, considerando que no acumulado de novembro e dezembro de 2022, as vendas caíram 20% ante igual período de 2021. As empresas de máquinas agrícolas relatam um cenário ainda pior em janeiro, e o setor não tem expectativa de melhora. Mas o dirigente se mostra otimista com as perspectivas de boas colheitas de grãos no Paraná, no Sudeste e no Centro Oeste. “A rentabilidade esperada é muito boa, e muitos produtores têm capital para comprar máquinas à vista. Esse é o ponto positivo para o primeiro semestre”, comemorou.

Ele disse, ainda, que as perdas de verão no Rio Grande do Sul, sozinhas, não têm a capacidade de prejudicar o mercado. “O ano passado também foi ruim para a safra gaúcha e mesmo assim a indústria nacional teve um recorde de vendas”.

O maquinário para grãos responde por 65% do mercado nacional. Cana-de-açúcar, café e algodão, juntos, respondem por cerca de 25%. As outras culturas somadas completam com 10%.

Estevão aproveitou para retratar a projeção de crescimento de 1% para 2023, durante coletiva de apresentação dos resultados do ano passado, por dirigentes da associação. “Ainda não há essa projeção. Vamos nos reunir em breve para discutir os cenários para o ano que começa: safras, vendas, financiamentos etc”. Além disso, devem ser tratados outros assuntos caros ao setor, como o posicionamento do novo governo sobre a indústria de máquinas e eventuais mudanças na tributação.