Os desafios que o produtor rural enfrenta hoje estão relacionados a diversos fatores. No entanto, existem alguns que são comuns à maioria desses profissionais.

Clima
Fenômenos como secas, enchentes, geadas e granizo fazem parte da realidade das produções rurais e isso pode fazer com que o produtor rural perca boa parte do seu rebanho ou safra, ou tenha muita dificuldade para evitar as baixas.

Para lidar com as dificuldades climáticas, é preciso fazer uso das novas tecnologias, tendo assim meios de intensificar métodos como a irrigação, o plantio diretamente na palha, a fixação biológica de nitrogênio e até uso de drones.

Pragas e doenças
É muito comum que bactérias, fungos, ervas daninhas, provoquem sérios danos e doenças graves na lavoura. A ação das pragas é muito difícil de combater e, dependendo da proliferação, pode comprometer toda a produção.

É possível amenizar seus efeitos criando um hábito da manutenção e vistoria de toda a produção. Também deve-se ficar atento à saúde do solo e da plantação para adoção de medidas no início.

Escassez de mão de obra
A dificuldade para encontrar profissionais habilitados para o manejo dos animais e manuseio do maquinário do agronegócio tem sido um grande desafio para os produtores rurais.

Muitos dos profissionais não sabem operar os equipamentos que fazem uso de novas tecnologias e são parte das inovações agrícolas.

Para resolver esse problema, a qualificação dos trabalhadores rurais é a melhor opção, com treinamentos e cursos para que eles tenham condições de retirar todo o potencial dos equipamentos tecnológicos.