Um dos maiores percentuais do mundo e o maior entre os países com economia forte.
Com um papel de destaque na economia do País, o agronegócio se torna cada vez mais importante, inclusive para garantir o alimento no mundo. O PIB do agronegócio brasileiro alcançou recordes sucessivos em 2020 e 2021, caracterizando esse biênio como um dos melhores da história do agronegócio nacional. O setor alcançou participação de 27,4% no PIB brasileiro, a maior desde 2004.

Tido como o mais eficiente e bem-sucedido setor da economia brasileira, o agro garante a liquidez internacional do Brasil em divisas, e fornece ao País os dólares para pagar as suas importações. E além da população brasileira, o agronegócio alimenta 1 bilhão de pessoas mundo afora.

Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o PIB também cresceu para agroindústria (1,63%) e agrosserviços (2,56%). Em contrapartida, enquanto o PIB agrícola avançou 15,88% de 2020 para 2021, o PIB pecuário recuou 8,95%.

O agronegócio envolve uma cadeia de produção alimentar que conecta vários setores, como a agricultura, a pecuária e a indústria. É responsável por colocar o Brasil como um dos dois ou três, senão o primeiro, maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo.