Segundo as previsões mais recentes, os últimos dias do inverno serão marcados por áreas de instabilidade e muita chuva em quase todo o Brasil. A semana será marcada com retorno de chuvas com precipitação mais expressiva no Centro-Oeste e Sudeste, além de manter a condição para chuvas no Sul.

Da terça-feira em diante as condições de chuva aumentam e volta a chover na Grande SP, onde terá alerta de chuva forte na noite de quarta-feira (21/09) até a quinta-feira (22/09).

Com o início da primavera, os três estados do Sul do Brasil têm risco de tempestade, previsão que vale também para o Centro-Oeste e áreas do Norte.

Não podem ser descartados os riscos de alagamentos e até deslizamentos em alguns pontos. Os ventos intensos também podem provocar muitos transtornos pelo país.

Em relação às chuvas intensas, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de até 50mm em pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nas próximas 24h. Para o Sul do Paraná o Inmet prevê chuvas entre 20mm e 30mm neste início de semana.

O modelo mostra que as áreas de instabilidade devem avançar para o Sudeste entre terça e quarta-feira, com acumulados de até 20mm em áreas de São Paulo.

Na quinta-feira, o Inmet prevê chuva generalizada em São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e em pontos do Mato Grosso do Sul, com precipitação entre 20mm e 50mm nessas áreas.