Segundo Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), há dois anos os produtores avícolas brasileiros têm enfrentado grandes desafios para manter a produção, diante das altas históricas dos custos de produção.
A expectativa é que a oferta interna seja mantida no mesmo patamar, garantindo acesso à população de duas das proteínas mais consumidas pelos brasileiros: frango e ovos.
No caso da carne de frango, a disponibilidade de produtos no mercado interno deverá registrar aumento de até 0,5% em 2022. E a produção de ovos este ano deverá se manter próximo a 53 bilhões de unidades.
“As dificuldades foram grandes, mas produtores e indústrias mantiveram a resiliência e garantiram a oferta de produtos, que encontrou fluxo em um mercado que está em recuperação econômica”, analisa o presidente da ABPA.
A elevada oferta de produtos para o consumidor brasileiro foi mantida, em parte, graças aos recursos provenientes das exportações. Os negócios internacionais equilibram o balanço financeiro das empresas e ajudam a reduzir os impactos gerados pelos altos custos da produção interna.
Neste ano, as exportações de frango já tiveram um aumento de 33,3%, se comparado ao mesmo período do ano passado.