Setor primordial na vida de todos, não só no Brasil, como no mundo. O agronegócio impacta diretamente nossas vidas, pois além de fornecer alimentação, o setor produz insumos a diversas outras indústrias, como a têxtil.

Geração de emprego

Quanto mais as empresas crescem maior será a procura por funcionários, consequentemente gerarão empregos para a população. Ciclo comum na economia, em momentos de crise há escassez de empregos pois muitas empresas fecham as portas por falta de uma boa administração ou simplesmente pela queda nas vendas. Esse movimento faz com que milhões de pessoas percam as fontes de renda.

No entanto, existem alguns setores perenes, como é o caso do agronegócio. Enquanto o país enfrentou a crise de 2020, o agro permaneceu forte e crescendo, principalmente quando consideramos a valorização cambial. Responsáveis pela maior parte do PIB brasileiro, o setor emprega milhões de brasileiros todos os anos, garantindo a renda de boa parte da população do país.

Além dos trabalhos diretos, o agro é responsável por girar diversas empresas de outros setores no Brasil, como a indústria têxtil. Assim, os números de empregados só aumentam quando analisamos o percurso dos insumos que a agricultura produz. Mercados, restaurantes e lojas, tudo frutos da produção do agro.

 

Alimentação

Fundamental para qualquer pessoa, a alimentação é o que nos mantém vivos, fortes e saudáveis. Com toda essa responsabilidade nas costas, o impacto do agronegócio em nossas vidas é inevitável. Pois o desafio não é apenas produzir, e sim garantir a qualidade desses alimentos, considerando a quantidade que deve ser produzida em um curto período de tempo.

Existe um ciclo de crescimento para tudo, e a luta diária da pecuária e da agricultura é conseguir organizar esse ciclo para que haja alimento o ano inteiro, independente de clima ou qualquer outra variável. Para isso a pesquisa, inovação e tecnologia são indispensáveis, até porque a população mundial não para de crescer, e o espaço para o agronegócio é limitado.

Portanto, a necessidade de produzir quantidade suficiente para alimentar o Brasil e o mundo, impacta diretamente nossas vidas, já que o alimento é o básico para a nossa existência. E a agro cuida dia após dia para oferecer o melhor, dentro de todas as circunstâncias.

 

Vestimenta

Se você achava que a agricultura era responsável apenas pelo alimento que está em sua mesa, saiba que as roupas do guarda-roupa também estão diretamente ligadas ao setor. Afinal, o algodão e outros materiais são produzidos no campo.

A indústria têxtil é outra área que têm crescido muito nos últimos anos, visto que com o poder de compra da população média aumentando, o setor tem vendido cada vez mais.

Novas marcas surgem todos os dias trazendo oportunidades e empregos. Esse impacto é fundamental para o crescimento da economia do país. Pois quanto mais pessoas trabalhando e consumindo, maior será o PIB, consequentemente aumentará a qualidade de vida.

 

Muitas vezes não nos damos conta do real impacto de cada setor em nossas vidas, achamos que por seu campo de trabalho estar distante do nosso dia a dia, isso não nos afeta. Como por exemplo quem vive em ambientes urbanos, acham que a função do agronegócio é abastecer as prateleiras do mercado. No entanto, vemos que é muito mais que isso, o setor é responsável por gerar empregos tanto na área rural, quanto na urbana.

Além desta enorme responsabilidade de ser a renda de milhões de famílias, existe um sério compromisso em alimentar – e vestir – o mundo. A força do agronegócio está em cada profissão, em cada residência, em cada país e em cada vida. Setor primário da economia, ele é a base para todo o resto.