O agronegócio tem chamado atenção neste momento de pandemia, visto que foi um dos setores que permaneceu firme durante a crise. E ao escolher investir, adquirir conhecimento passa a ser fundamental para um bom retorno financeiro.
Como já tratamos em outros artigos aqui do blog, o planejamento é o primeiro passo. 2020 pode estar acabando, mas ainda há tempo de começar a planejar hoje mesmo como você entrará nesse mundo dos alimentos.
Para tirar os planos do papel, primeiro você precisará ter eles bem elaborados em um plano de negócio. Saber o que será necessário para seguir com a produção que escolheu. A quantidade de matéria prima, fornecedores, o que você fará sozinho e o que terá de terceirizar.
A fazenda
Após criar sua estratégia com o plano de negócio, é hora de agir. O primeiro passo é adquirir a fazenda. Ao ter o local correto, você poderá dimensionar melhor como será a estrutura. Como, onde ficarão os animais ou a plantação, em qual área é melhor construir a administração (caso o terreno esteja vazio).
E caso ainda não possua uma fazenda, na hora da compra é preciso saber qual caminho seguirá, pois a agricultura e a pecuária requerem áreas e tamanhos de terrenos diferentes.
Este passo é o mais importante, visto que é o que ditará todas as outras etapas. Aqui, se a compra da fazenda não for bem pensada, pode acarretar mudanças significativas no planejamento do negócio. Contratar uma empresa que conhece e trabalha com o agro pode fazer diferença. Pois saberão qual o terreno ideal para o seu negócio.
Recursos
Com a fazenda em mãos é hora de equipar o lugar com as ferramentas necessárias. Ancinho, enxada, foice, machado, cavadeira, garfo e pá são alguns dos instrumentos básicos para a agricultura. Se está pensando em ser um produtor rural local, estes instrumentos bastam para você manter sua produção. É uma excelente opção para quem está investindo com pouco.
Mas se sua área for maior e tiver um pouco mais de dinheiro, a tecnologia pode ser sua aliada. Atualmente o mercado conta com diversas máquinas como motocultivador, roçadeira, gerador de energia, bomba d’água e perfurador de solos que facilitam o trabalho dos agricultores. Mesmo que não tenha logo de início, são equipamentos que podem ser adquiridos aos poucos e conforme a demanda.
Com a evolução da informação, todos os setores ganharam formas de automatizar seus processos, garantindo mais rapidez e eficiência no resultado final. Os softwares disponíveis no mercado permitem a gestão completa da fazenda. Desde o plantio até a venda.
Atualmente o mercado conta com diversas opções de sistemas, basta você saber quais os serviços que quer automatizar e encontrar o software que atende essa modalidade.
Além de softwares existem aplicativos desenvolvidos para facilitar o dia a dia do produtor rural. Com esses sistemas é possível administrar toda a fazenda sem complicação, ter organizado o fluxo de caixa, as vendas e a produção.
O financiamento pode entrar como um aliado neste momento. Há diversas cooperativas e incentivos de bancos e do governo para dar crédito ao produtor rural. Como um dos setores que movimenta o Brasil, o incentivo é grande para estimular mais e mais pessoas entrarem no agronegócio.
Fornecedores
Para fazer seu negócio crescer é necessário fornecer produtos de qualidade. E para ter qualidade no produto final, a escolha da matéria prima é de extrema importância. Selecione bem seus fornecedores, pois isso garantirá valor a sua marca.
Encontrar fornecedores é uma tarefa difícil para qualquer empreendedor. Pois existem critérios indispensáveis, como a qualidade, quantidade e o tempo de entrega. Sua produção depende desses aspectos, pois se um deles faltar, o seu produto será prejudicado. Ou aparecerão clientes e você não terá mercadoria para vender, por falta de matéria prima, ou a qualidade desta pode interferir na sua produção.
Como setor primário, a importância do agronegócio é inquestionável. Ele alimenta o mundo, fornecendo o que é essencial para todos, o alimento. E, para entrar neste setor, você deve ter compromisso com a vida. Não só a humana, mas de todos os animais e plantas que passarão por suas mãos. Tratar o alimento com cuidado é fundamental e faz parte do processo.