Comprar um imóvel pode ser símbolo de grandes responsabilidades, já que uma série de fatores deve ser considerada. No entanto, comprar um imóvel rural exige um nível muito maior de atenção, já que muitas atividades serão exercidas no local.


Comprar um imóvel rural

A diversidade é uma característica fortíssima quando o assunto é o Brasil. Logicamente, tal diversidade também reflete na questão das terras disponíveis para aquisição. Comprar um imóvel rural depende de diversos fatores.
Por exemplo, a medida de terra desejada é algo que deve ser levado seriamente em conta. Isto porque, dependendo da medida desejada, será possível determinar o que será comprado: fazenda, chácara ou sítio.
Além disso, existem áreas que estão aptas para uma série de atividades, e outras nem tanto. Por isso, é necessário ter muito claro em mente as características desejadas.
Até mesmo o fato de comprar um imóvel rural apenas para lazer e descanso pode influenciar no tipo de terra e ambiente que será adquirido.
Além disso, o valor é um fator que acaba sendo alterado com grande facilidade nesses momentos. Afinal, a medida, os planos, a intenção e demais características solicitadas pelo futuro comprador, sem dúvida, determinarão o valor final da aquisição.
Dessa maneira, é comum que haja uma grande preocupação na hora de comprar um imóvel rural, principalmente quando o interessado vem sonhando com o imóvel há muitos anos.
A partir desse momento, é comum que surja uma série de inseguranças e dúvidas em relação a diversos aspectos, como:

• Fertilidade do solo;
• Localização;
• Documentos;
• Espaço.


Definindo a atividade que será exercida

A partir do momento em que surge o interesse em comprar um imóvel rural, é preciso, primeiramente, decidir definitivamente qual o tipo de atividade será exercida no local. Mesmo que seja comum a dúvida e o fator da mudança constante de ideias, escolher, preferencialmente, um objetivo e mantê-lo fixo, é a melhor opção.
Dessa forma, se o local será utilizado para agricultura ou pecuária, existem certas regiões que poderão agregar muito valor ao negócio, já que são dedicadas para essa finalidade e possuem um ambiente muito mais propício a isso.
Portanto, um dos primeiros passos é sempre decidir o que será feito no local e garantir que o vendedor mostrará, de fato, um local propício para realizar o seu maior objetivo.
Nesse ponto, também é muito importante ter contato com profissionais confiáveis e que conheçam, de fato, o local. Existem imobiliárias realmente especializadas que podem auxiliar de maneira segura e confiável, como o Mercado de Terras.


Principais cuidados ao comprar um imóvel rural

Antes de comprar o imóvel rural, é normal que o futuro proprietário tenha um determinado imóvel já pré-escolhido. Mesmo que sentir-se atraído por um imóvel antes de vê-lo seja algo comum, é preciso não tomar nenhuma atitude precipitada antes de visitá-lo pessoalmente.
A visita colabora para que o interessado consiga observar a qualidade da terra, a qualidade do ambiente em geral, residências vizinhas, se o local agrega segurança ou não, além de verificar se todas as características ali presentes são, de fato, aquelas que ele deseja.
Justamente por isso existe a imensa necessidade de saber quais as atividades serão exercidas no local. Além disso, é importante observar se existe a presença de água na propriedade, a distância em que ela se localiza, as condições de acesso até a residência, a vegetação ao redor do local e também as condições de instalações.
Isso porque, se a intenção é colocar animais na propriedade, é preciso verificar se há espaço o suficiente para instalar a sede dos bichos, como curral, galinheiro, canil, entre outros.

Momento de negociação para comprar um imóvel rural

Para evitar aborrecimentos futuros, é preciso estar muito atento com relação aos procedimentos burocráticos da compra. Antes de comprar o imóvel, é preciso analisar as certidões negativas de débito e o licenciamento ambiental e reserva legal.
Além disso, verifique se a imobiliária escolhida está credenciada pelo CRECI, bem como o corretor que fará a negociação. Assim, também é mais fácil conseguir os documentos que comprovam a aquisição do imóvel.
Portanto, mesmo que seja uma ótima ideia, é altamente necessário, antes de comprar um imóvel rural, garantir a documentação do local e conferir se o local e a imobiliária são, de fato, confiáveis. Entre em contato hoje mesmo com o Mercado de Terras e tenha acesso aos melhores imóveis rurais do Brasil!