Dia de campo vai apresentar a BRS Mandinho desenvolvida pela Embrapa
para permitir aos produtores brasileiros explorar o nicho de mercado.
Até
agora os pêssegos do tipo platicarpa (chato ou bolachinha), que
abastecem o varejo local, chegam principalmente da Europa e Estados
Unidos, mas o produtor brasileiro também vai poder investir no segmento
porque a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
desenvolveu uma cultivar adaptada às condições locais de cultivo. O
lançamento será realizado pela Embrapa Produtos e Mercado (Brasília/DF)
em dia de campo marcado para 6 de novembro próximo, em Atibaia/SP,
permitindo aos produtores avaliarem, em campo, o desempenho da nova
cultivar.
As pesquisas da Embrapa com a fruta platicarpa já têm
20 anos, metade dos quais foram dedicados especificamente à nova
cultivar de pêssego chato apropriado às condições locais de cultivo,
conforme explica a pesquisadora Maria do Carmo Raseira. Ela integra a
equipe da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), e liderou o
desenvolvimento da novidade batizada de BRS Mandinho. Criança, menino,
piá são significados do nome, sugerido pelo tamanho pequeno a médio do
fruto (cinco centímetros de diâmetro contra os cerca de sete das frutas
importadas), que apresenta caroços de dimensões proporcionalmente
pequenos.
Mercado - Em termos de mercado, o ganho representado
pela cultivar é a viabilidade da produção do pêssego platicarpa em
campos brasileiros, a partir de sua adaptação para cultivo em regiões
com menos de 150 horas de frio no inverno, maturação na segunda quinzena
de novembro e com produtividade atrativa (14 toneladas/ha, em pomar
adulto). Os frutos chatos, de polpa amarela e sabor doce ácido pesam
80g, em média. Embora destinada ao público em geral, a cultivar tem
apelo especial para as crianças pelo formato tipo bolachinha.
O
agrônomo da Embrapa Produtos e Mercado, Ciro Scaranari, ressalta que
foram atendidos os quesitos aparência e sabor, exigidos pelos
consumidores. A doçura dos frutos, de polpa firme e cor amarela, se
sobressai à leve acidez apresentada, conforme avaliações positivas nas
regiões testadas dos estados de Santa Catarina (Urussanga e Pedras
Grandes), Paraná (Araucária), São Paulo (Jarinu e Paranapanema), Minas
Gerais (Barbacena) e Espírito Santo (Domingos Martins).
Inovação -
De acordo com a pesquisadora Ana Paula Vaz, da Embrapa Produtos e
Mercado, o atendimento a nichos de mercado em fruticultura comumente se
dá por meio da agregação de valor em termos de sabor, aparência e
apresentação. A vida útil do produto é também preocupação num mercado
que lida com material perecível e dependente da boa apresentação do
produto para assegurar-lhe vantagem competitiva, diz Vaz.
As
inovações destinadas a prolongar o tempo de prateleira das frutas vão
desde o campo, com cultivares portadoras desta característica, às
embalagens que assegurem a aparência adequada do fruto até a mesa do
consumidor final. No caso da nova cultivar de pêssego, de formato
diferenciado e destinada a público que busca essa especificidade, a
pesquisa oferece a fruticultores locais a oportunidade de explorarem o
nicho de mercado consolidado por produtores estrangeiros e ainda sem
concorrentes na região sul americana.
Nos supermercados, a
novidade começa a chegar somente em 2017, quando as primeiras mudas
devem iniciar a produção de frutos. Mas os fruticultores interessados em
adquirir mudas da cultivar - a partir de julho de 2015 - deverão
fazê-lo junto aos viveiristas licenciados.
BRS Fascínio –
Grandes, doces e de polpa branca esverdeada com traços de vermelho, os
frutos de outra cultivar da Embrapa, a BRS Fascínio, começam a chegar
aos supermercados de regiões abastecidas pela Ceagesp, entre os meses de
novembro e dezembro deste ano.
De acordo com o agrônomo do
Centro de Qualidade em Horticultura da Ceagesp, Gabriel Vicente
Bitencourt de Almeida, o entreposto paulistano comercializa mais de 20%
do pêssego paulista e quase 9% do pêssego gaúcho. Segundo informa, na
safra 2013/14 a CEAGESP comercializou 17,8 mil toneladas de pêssegos e
mil toneladas de nectarina.
Durante o dia de campo será possível
aos produtores conferirem também a performance da BRS Fascínio, lançada
em 2012. O tamanho da fruta, a baixa acidez e a firmeza da polpa, além
de boa produtividade são características marcantes dessa cultivar.