As exportações de vinhos brasileiros engarrafados aumentou 257% no
primeiro semestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Trata-se de um recorde para o setor. Até junho deste ano, o Brasil já
exportou o equivalente a US$ 7,16 milhões em vinhos engarrafados e um
total de 1,78 milhão de litros.
Em todo o ano passado foram vendidos ao exterior US$ 5,3 milhões (com
1,5 milhão de litros). O volume exportado este ano também corresponde a
17% do total comercializado pelas empresas vinícolas, em vinhos finos
engarrafados, no somatório dos mercados interno e externo. Para
comparação, o mercado interno consumiu 8,71 milhões de litros dessa
categoria de produto.
A valorização do preço médio obtido por litro exportado passou de US$
3,36 para US$ 4,01, o que representa um ganho próximo de 20%. Segundo a
gerente do Wines of Brasil, Roberta Baggio Pedreira, o setor está
colhendo os resultados da aproximação com redes de varejo
internacionais, um dos grandes objetivos do projeto.
Entre os compradores destaca-se o Reino Unido, que se mantém no topo
como maior importador de vinhos brasileiros. "O Reino Unido é a menina
dos olhos, porque é lá que as vinícolas estão inseridas nas maiores e
mais prestigiadas redes", diz ela. O país multiplicou por 12 o valor
exportando, absorvendo quase 20% do total exportado pelo Brasil,
totalizando US$ 1,56 milhões.
Percentualmente, a Bélgica foi o destino com o maior crescimento,
multiplicando o valor adquirido em vinhos engarrafados por quase 60,
totalizando US$ 1,16 milhões. Na terceira posição figura a Alemanha com
US$ 730 mil e um crescimento de 456%. A China, por sua vez, que surgiu
como importadora de vinhos brasileiros há apenas três anos, hoje está
entre os 10 principais compradores, ostentando um dos valores mais altos
na média de preço por litro, de US$ 7,47.
"Isso se deve ao fato do vinho na China estar ligado a status e não
necessariamente à cultura de consumo. Entretanto, o país é estratégico
principalmente pelo tamanho de mercado potencial que apresenta", observa
Roberta.
No total, nos primeiros seis meses do ano, os vinhos brasileiros
engarrafados foram exportados para 35 países, contra 32 do mesmo período
de 2013. Os cinco países-alvo do Wines of Brasil - projeto de promoção
dos vinhos brasileiros no Exterior executado pelo Instituto Brasileiro
do Vinho (Ibravin) com a Agência Brasileira de Promoção às Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil) - estão entre os 10 principais destinos de
exportação, sendo eles Reino Unido, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e
China/Hong Kong. Além da Bélgica, figuram entre os destinos de destaque
Paraguai, Japão, Suíça e Colômbia.